domingo, 27 de dezembro de 2015

Como migrar uma maquina física para Xen Server 6.5

Primeiramente para iniciar a migração de máquina física para máquina virtual é necessário converte-la, para isso existem programas específicos que podem ser utilizados e você pode encontra-los utilizando o seguinte critério de busca na internet: P2V (Phisical 2 Virtual).

Para realizar a conversão utilizamos o próprio utilitário da Citrix, chamado Xen Converter.

Vamos então ao processo de migração.

Pré-Setup

Garanta que seu servidor Xen Server esteja em execução e na mesma rede da máquina física.
Instale o Xen Converter na máquina física.
Instale o Xen Center na máquina física.

Migração

 Utilize o Xen Converter na máquina física, escolha os discos que você deseja migrar para o Xen Server durante o processo. (O Xen Converter é bem intuitivo basta preencher os dados solicitados, como endereço do host, usuário e senha)

 Caso esteja utilizando uma versão diferente do Xen Converter da versão do Xen Server pode ser que a etapa de importação automática de erro, mas sem problemas basta abrir o Xen Center e fazer a importação manual (file -> Import, selecione o arquivo exportado pelo Xen Converter e aguarde o termino da importação)

Correção de Erros

Se você exportou apenas o drive C: da máquina física e a mesma possuía outras unidades de disco ou caso tenha aumentado o tamanho de um dos discos exportados pode ser que você tenha problemas na inicialização do seu Windows na máquina virtual.

Esse problema ocorre, pois, o sistema operacional armazena as entradas dos discos e informações dos mesmos para realizar a inicialização e montar os discos automaticamente, essas informações são armazenadas no caso do Windows no arquivo bcd e no registro do Windows.

Então se seu Windows apresentou problemas ao inicializar após realizar a importação faça o seguinte procedimento, porem antes de mais nada crie um snapshot do sistema atual na máquina virtual para evitar problemas mais críticos e evitar ter que reimportar sua máquina no servidor.

 Inicialize seu Windows com o cd de instalação do Windows, clique em próximo em seguida em recuperação do sistema e selecione a opção prompt de comando, antes de mais nada encontre o drive C: da máquina, para isso basta executar o comando diskpart list volume, veja qual o disco é o do sistema operacional e selecione o em seguida prossiga com os seguintes comandos:
 cd boot 
 ren bcd bcd.old
 bootrec /rebuildbcd
 bootrec /fixmbr

 Reinicie sua VM, e ejete o dvd de instalação do Windows.

 Pode ser que seu Windows inicie sem carregar o explorer aparentando estar travado, pressione ctrl + alt + del e abra o gerenciador de tarefas, inicie o explorer.exe

 O explorer iniciara, mas nada funcionara direito, isso porque seu Windows anteriormente utilizava outra unidade de disco física diferente da nova e ele está tentando encontrar esta unidade para carregar os arquivos necessários.

Para resolver isso precisamos apontar a nova unidade para ser o C:  sendo assim execute o command (cmd) e veja qual a letra da unidade atual (no caso atual é H:) em seguida abra o regedit e vá na seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE->SYSTEM->MountedDevices antes de alterar faça outro snapshot para evitar que tenha que fazer todo o processo novamente.

Agora vamos ao segredo, ache a letra da unidade atual nas entradas do registro, no nosso caso estará da seguinte forma: \DosDevices\H: veja qual o valor que está nele, algo assim 5f 00 3f 00 ...

Delete todas as entradas que estejam \??\Volume{xx} com o valor diferente do valor encontrado 5f 00 3f 00 ...

Em seguida delete todas as outras entradas que esteja com \DosDevices\ que não seja o do H: feito isso renomeie a entrada \DosDevices\H: para \DosDevices\C:

Note que neste caso tínhamos exportado apenas o C:\ caso tenha exportado outras unidades junto atente-se a não apagar as entradas no registro referentes a elas ou poderão não ficar operacionais.

Siga sempre o mesmo conceito uma entrada com \DosDevices\LetraDaUnidade possui uma entrada \??\Volume{xx} equivalente.

 Reinicie a VM e o Windows já devera inicializar perfeitamente funcional.

Instalação do Xen Tools

Antes de realizar a instalação faça outro snapshot pois essa parte pode ser que o Xen Tools deixe sua máquina em estado não operacional.

Instale o Xen Tools, caso sua máquina trave durante a instalação apresentando uma tela azul e em seguida fique em loop infinito realize os passos abaixo:

 Volte o snapshot se sua vm.
 Realize o boot normalmente no estado operacional que ela estava.
 Baixe o programa device cleanup tool para remover os drivers antigos da máquina física, execute-o ele já listara todos os drivers não utilizados mais, selecione todos e mande deletar.
 abra o prompt do dos e digite: bcdedit /set nointegritycheck ON
 Reinicie o computador.
 instale o xen tools novamente (agora não deve mais dar tela azul)
 execute o device cleanup tool novamente e remova os drivers novos que aparecerão como não usados.

Ufaa ! Pronto sua máquina virtual está pronta para ser utilizada.

Espero que essa dica ajude bastante gente pois a mudança da estrutura de discos durante a migração pode ser uma tarefa bastante exaustiva :)

Grande abraço,
Diego Garcia



Nenhum comentário:

Postar um comentário